OS primeiros passos para desenvolver para IOS

 


Os primeiros passos para desenvolver para iOS

Sempre sou questionado de qual computador é necessário para programar para iOS, se apenas em um Mac, ou se existe outra ferramenta de desenvolvimento além do Xcode, etc. E por isso resolvi colocar neste Post os primeiros passos para quem pretende iniciar no mundo de criação de aplicativos para iPhone e iPad.

 

 

 

 

1º) Ter um computador MAC
Disso ninguém pode fugir, se quiser fazer uso das ferramentas da Apple para desenvolvimento, será necessário investir em um computador Mac, mas não vejo isso como um problema, pois o preço já não é mais aquele absurdo em relação a um PC com Windows, e se comprado na Apple Store Online Brasil, é possível parcelar em 12x com frete gratuito, e não se esqueça, é um investimento que está fazendo. Já sobre a configuração, não precisamos de um Mac Pro, mas sim de qualquer máquina Apple vendida atualmente, como um Mac Mini, que já vai lhe atender inicialmente muito bem.

2º) Cadastro de Desenvolvedor Apple
Para ter acesso à ferramenta de desenvolvimento, documentação, exemplos de código, e fórum de discussão da Apple, é necessário o cadastro no iPhone Developer Program, que em um primeiro momento pode ser feito gratuitamente, mas com o tempo sentirá necessidade do cadastro pago de US$ 99,00 anuais, que lhe dará direito de testar o seu aplicativo em um aparelho real, e principalmente para publicar o mesmo na iTunes App Store.

3º) Softwares de Desenvolvimento
Depois de cadastrado como desenvolvedor Apple, terá direito ao download gratuito do iOS SDK 4.1, que nada mais é que um pacote com os softwares necessários para trabalhar com iOS, e fazem parte dele:
Xcode: Ambiente de desenvolvimento, que seria o equivalente ao Eclipse do Java ou o Visual Studio do dotnet;
Interface Builder: Para criação das interfaces(telas) do iPhone ou iPad;
Instruments: Ferramenta de análise de consumo de memória, performance, etc. Se quer um App de qualidade seu uso é indispensável;
iPhone Simulator: Para “simular” como o aplicativo vai rodar e se comportar em um iPhone ou iPad, mas tenha em mente a necessidade de testar em um aparelho real, que pode ser pelo menos um iPod touch, pois o simulador estará utilizando o processamento e memória da sua máquina, e com isso dificilmente verá problemas de consumo de memória ou de lentidão na abertura do aplicativo, já no aparelho(device) isso é imediato.

OBS: O Xcode é compatível apenas com o Mac OS X 10.6 Snow Leopard em diante.

4º) Material para estudo
Estudar é o que mais fará, mesmo depois de estar trabalhando profissionalmente com iOS, pois sempre tem uma nova API que será lançada, uma funcionalidade diferente pedida pelo cliente, e como não é possível saber tudo, o estudo será constante. Mas não se preocupe, praticamente tudo o que precisa é gratuito, tirando é claro algum livro de seu interesse.
O que recomendo para quem está iniciando:
Stanford on iTunes U (gratuíto): Curso ministrado na Universidade de Stanford, todo gravado e disponibilizado para download no iTunes U, tendo no total uns 24 vídeos de 1h cada, onde cada vídeo trata de um tópico diferente, como detalhes da linguagem, uso do Xcode, persistência de dados, casos de sucesso, etc, é realmente fantástico este curso, foi com ele que iniciei meus estudos nesta linguagem, mas está em Inglês.
Apple Developer Forums: Eu acho o melhor local para tirar dúvidas na atualidade, pois muitas respostas são dadas além da comunidade, também por funcionários da própria Apple, como um código do WWDC 2010 que não estava funcionando, e o próprio desenvolvedor da Apple que disponibilizou para download postou a solução, é realmente excelente. Claro, senão achar lá, ai temos o Google.
- Livro “Programming in Objective C 2.0” (US$: 29.69 em Papel e US$ 25.75 para Kindle): Eu considero um excelente livro, principalmente para quem está vindo de outras linguagens como C#, que era o meu caso, que explica do básico da linguagem até o desenvolvimento para iOS.
iPhone Human Interface Guidelines: Documentação da Apple sobre usabilidade, padrões de interface, tamanho dos ícones e imagens, etc. Da documentação da Apple este é o primeiro que precisa conhecer, pois assim já terá uma idéia de como criar aplicativos respeitando os padrões da Apple.

Espero que gostem deste Post, e dúvidas ou sugestões utilizem o formulário de comentário abaixo. E em breve posts com dicas e macetes do dia a dia com o Xcode.

Por: Devmac/Rodrigo schmitt

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