A cabeça de Steve Jobs


alt

Como dizer “não” salvou a Apple

Estou procurando um lugar que precise de muitas reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras.Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de Visão’e não tenho medo de começar do zero.” – Currículo de Steve Jobs no site Mac da Apple.

Numa ensolarada manhã de julho de 1997, Steve Jobs voltou a trabalhar na empresa que havia co-fundado vinte anos antes em seu próprio quarto.

Apple estava em uma espiral mortífera. A companhia estava a seis meses da falência. Em poucos anos, a Apple havia deixado de ser uma das maiores empresas de computadores do mundo para se tornar um fracasso. Estava perdendo dinheiro e também sua participação no mercado. Ninguém comprava seus computadores, as ações haviam perdido quase todo o seu valor e a imprensa prenunciava sua morte iminente.

Os executivos de primeiro escalão foram convocados para uma reunião de manhã cedo na sede da empresa. O então CEO, Gilbert Amelio, que estava no comando havia um ano e meio, entrou abatido na sala. Havia conseguido equilibrar a companhia, mas não conseguira trazer de volta sua alma criativa. “Está na hora de ir embora”, disse, e retirou-se em silêncio. Antes que alguém esboçasse qualquer reação, Steve Jobs entrou na sala, parecendo um mendigo. Estava de bermuda e tênis e não fazia a barba há dias. Jogou-se em uma cadeira e começou a girar lentamente. “Me digam o que há de errado neste lugar”, disse ele. Antes que qualquer um pudesse responder, explodiu: “São os produtos. Os produtos são uma BOSTA! Já não tem mais sexo neles.”

 

 

 

Tamanho: 2.02 MB

Categoria: Biografia

Idioma: português PT-BR

Download - Baixar

AddThis Social Bookmark Button

Adicionar comentário